Sobre o projeto

Atualmente estamos em fase de elaboração coletiva e colaborativa do Plano Estadual pela Primeira Infância, o que vai dar mais ênfase às ações intersetoriais para o desenvolvimento integral e integrado à Primeira Infância Capixaba.

Salientamos ainda, a execução de projetos estruturantes de Governo voltados para Primeira Infância desenvolvidos pela SETADES, a saber:

“Projeto Brincar na Primeira Infância” – Trata da implantação de espaços lúdicos com Kit de brinquedos pedagógicos para a Primeira Infância nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS ou nos Centros de Conivência.

“Projeto Brinquedopraça” – Construção ou revitalização de praças com implantação de brinquedos adequados e com acessibilidade o atendimento de
crianças de 0 a 6 anos.

“Projeto Primeira Infância com Arte – PIARTE” – Pintura de murais da Cidade, transformando a identidade visual de instituições dos territórios com desenhos de crianças atendidas pelo Programa Criança Feliz, possibilitando um ambiente lúdico, propício ao desenvolvimento infantil.

“Projeto Formação de Gestores e profissionais da Assistência Social, Saúde eEducação” – Trata-se de um processo de formação continuada com a temática voltada Primeira Infância e Desenvolvimento Infantil.

“Projeto de Elaboração dos Planos Estadual e Municipais pela Primeira Infância”.

“Projeto Caravana da Primeira Infância” – Realização de oficinas lúdicas com crianças de 0 a 6 anos e suas famílias junto às ações intersetoriais do Programa Estado Presente.

“Projeto Ampliação do Programa Criança Feliz” – Trata-se da sensibilização de Gestores Municipais para adesão ao Programa Criança Feliz do Governo Federal. Cumpre informar que já estamos desde 2019, realizando importantes ações em prol da Primeira Infância Capixaba, como: Mesa Técnica Intersetorial pela Primeira Infância que contou a presença da Prefeita de Boa Vista – RO Teresa Surita, também realizamos 02 Workshops pela Primeira Infância em 2019 e 2020 com palestrantes de renome nacional, Webinário “Criança Cidadã desde a Primeira Infância” em parceria com o Tribunal de Justiça do ES, dentre outros eventos de grande relevância para a efetivação da Política Pública pela Primeira Infância do Estado do Espírito Santo.

Destaca-se como uma pauta importante no ano de 2019, a adesão do Estado do Espírito Santo ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça -CNJ que foi assinado pela Subsecretária de Articulação de Políticas Intersetoriais, Marlei Vieira Fernandes em nome do Governo do Estado. Este Pacto tem como objetivo fortalecer as instituições públicas voltadas à garantia dos direitos previstos na legislação brasileira e de promover a melhoria da infraestrutura necessária à proteção do interesse da criança, em especial, da Primeira Infância. 

Para o ano de 2021, serão realizadas muitas ações importantes pela Primeira Infância, entretanto, é com muito orgulho que informamos que foi realizado nos dias 23 e 24 de março de 2021, o I Webinário Internacional “De mãos dadas na Construção do Plano Estadual pela Primeira Infância”, tendo como objetivo aprofundar o debate sobre desenvolvimento infantil e as Políticas Públicas Intersetoriais voltadas para a Primeira Infância, bem como apresentar ao Governo e à Sociedade Capixaba a metodologia de trabalho que está sendo adotada para a elaboração  do Plano Estadual pela Primeira Infância – PEPI.

Certos de que ainda temos muito a fazer, mas confiantes de que estamos realizando um importante trabalho em prol das crianças capixabas de 0 a 6 anos.